sábado, 13 de maio de 2017

Saiba usar hashtags de forma coerente e a seu favor. (Parte 1)

Que todos usam hashtag por algum motivo, disso sabemos, mas será que sabem usá-las de forma coerente e eficaz?

As hashtags têm impacto e trazem resultados positivos para seus post e empresa, caso sejam bem pensadas.

Entendendo

Na hashtag você utiliza palavras chave que identificam o tema do conteúdo do seu post, que será
posteriormente compartilhado nas redes sociais. Esta se torna um hiperlink que direcionará a uma pesquisa específica, onde se agrupam vários conteúdos do mesmo tema, facilitando sua pesquisa posterior e busca deste determinado tópico. Lá você encontrará quem está falando e o que compartilharam sobre. Para tanto, basta clicar no hiperlink do seu próprio post usar o campo de busca.

Cientes disso, começamos a entender que a importância de se escolher o tema certo (palavra ou agrupamento delas) para melhor classificação do seu post, é estratégico e relevante para a divulgação de seu trabalho. O uso de hashtags apropriadas pode fazer com que seu conteúdo seja encontrado por mais pessoas, além daquelas que já te seguem.
Escolher as palavras certas para suas hashtags, tem um papel fundamental no alcance das suas publicações, podendo aumentar o número de seguidores, fãs e clientes.

Promovendo

Não existe fórmula mágica para viralizar uma hashtag específica, mas existem maneiras de incentivar seu público a compartilhar seu conteúdo e com suas hashtags.
Seja com um post de conteúdo textual interessante, ou uma imagem de impacto ou pela maneira mais eficiente, fazendo-os participar de promoções e sorteios. Eles estarão ajudando a aumentar o seu raio de ação e alcance, consequentemente o seu negócio. Quando se cria uma hashtag e as pessoas se apropriam dela, estas estarão interagindo diretamente com sua marca, aumentando sua visibilidade.

Uma boa hashtag pode somar significativamente a seus esforços de marketing e promoção a baixo custo. Convide, instigue os usuários a utilizarem sua hashtag para promover o post.

Outro aspecto importante, é unir à mensagem que você quer passar com as que já estejam sendo bem comentadas e rendendo mais postagens. Claro que não vale usar uma hashtag popular só para chamar atenção, isso pode ser negativo, inútil e sem retorno esperados. E a menos que você esteja promovendo algo novo e tenha uma boa participação de seus seguidores, é arriscado usar uma hashtag que ninguém esteja usando.

Vale destacar que cada rede social tem suas próprias manias.

No Twitter se utiliza de muitas abreviações e "siglas", devido à limitação de caracteres por post.
Dando como exemplo uma do Instagram - #instagood – que é usada para indicar uma foto que ficou muito boa.
O que funciona bem em uma rede social, pode não ter efeito algum em outra.

Relembrando

1 - Ser objetivo na criação de hashtag, evitando escrever "textões"  -
#amanhavaiterpromocaoporaquinaopercam

2 - Totalmente ineficaz quase que "soletrar" nas hashtags -
 #vem #que #ta #bom

3 - E não tente abraçar o mundo com as pernas, não rola. Use somente hashtag que tem a ver com seu conteúdo.

Parece óbvio, mas há uma enxurrada de hashtags utilizadas de forma equivocadas que acabam poluindo as buscas com post sem sentido com o assunto.
Esta ferramenta pode ter mais poder do que se imagina. E seu uso de forma inteligente, dá resultados surpreendentes.

Referências: Marketing de conteúdo, Digai e Visually

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