segunda-feira, 31 de julho de 2017

Design pelo Mundo - Irã

Eis que até agora Irã foi o país mais fascinante que pesquisei e explorei até então. Com uma cultural admirável e riquíssima, uma identidade única e marcante. Pouco ou quase nada sabemos sobre, ou por que nada temos nos meios tradicionais de comunicação ou pela demonização daquela região por quase todos do Ocidente.

Mas basta dar uma bela busca pelo Google, que descobrimos um universo quase que paralelo e desmistificamos certas crenças a respeito do Iranian Way of Life e sua cultura contemporânea.

Caso queiram saber sobre a história fascinante, pode procurar por Persas e terão leitura por algumas semana.

Cartaz de Conferência - Por Reza Abedini


Essa história começa por volta de 1960, com o designer Morteza Momayez que colocou o design gráfico iraniano no mapa. Após sua morte em 2005, quem assume é o designer Reza Abedini, professor na Universidade de Teerã e diretor de arte autônomo, principal responsável pela Bienal de Design Gráfico Iraniano. 

Reza Abedini

Esse é o site de Reza, onde poderão conhecer um pouco mais deste profissional e seus trabalhos. 


________

Morteza Momayez

Aproveito para deixar o site do, arriscaria dizer, responsável pelo crescimento do design no Irã. 


_________

Iranian Fashion 

A riqueza cultural deste país e região é tamanha, que decidi explorar campo extra campo do design. No link a seguir, poderão ter uma pincelada de 7 estilistas que estão em vogue por lá. 


E neste abaixo cai por terra tudo que pintam para nós sobre a rigidez sobre o que se deve ou não usar em terras iranianas. Sempre imaginamos um país fechado, pessoas feias e vestimentas que beiram às impostas pelos radicais muçulmanos. 

10 provas que eles têm um estilo muito peculiar e de rara beleza. 


_________

Dezeen

Um pequeno apanhado da arquitetura praticada dentro e fora do Irã.


_________

Naab Design

Um e-commerce com produtos de designer e estilistas iranianos. Legal ver produtos que saem da mesmice ... ao menos as estampas. 


_______

Um livro com diversos trabalhos gráficos e artistas iranianos. Ótimo para pesquisa. 


_______

História e hábitos



Site de portfólio com muita coisa bacana!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design pelo Mundo - Irã

Eis que até agora Irã foi o país mais fascinante que pesquisei e explorei até então. Com uma cultural admirável e riquíssima, uma identidade...